terça-feira, 13 de maio de 2008

Acreditar em alienígenas não contradiz fé em Deus, diz astrônomo

Acreditar que existem alienígenas e que o universo pode ter vida inteligente fora da Terra não contradiz a fé em Deus, disse o principal astrônomo do Vaticano, em entrevista publicada nesta terça-feira.

A vastidão do universo - com suas centenas de bilhões de galáxias e trilhões de estrelas - significa que podem existir outras formas de vida fora da Terra, mesmo inteligentes, disse o reverendo José Gabriel Funes, um jesuíta que dirige o Observatório do Vaticano.

"Como nós podemos descartar a hipótese de que a vida tenha florescido em outro lugar?" disse Funes em entrevista ao jornal do Vaticano, o L'Osservatore Romano, que escreveu na manchete da página: "O extraterrestre é meu irmão."

"Assim como existe uma multidão de criaturas na Terra, devem existir outros seres, até mesmo inteligentes, criados por Deus. Isso não contradiz a nossa fé, porque não podemos colocar limites à liberdade criadora de Deus," disse o reverendo Funes ao L'Osservatore Romano.

"Assim como consideramos as criaturas da Terra como 'irmãos' e 'irmãs', porque não deveríamos falar em 'irmãos extraterrestres'? Porque eles seriam parte da criação."

A entrevista, de página inteira e publicada no formato pingue-pongue (pergunta e resposta), foi provocada por questionamentos sobre a relação entre a Igreja Católica Romana e a ciência, e sobre as implicações teológicas da suposta existência da vida extraterrestre.

Funes afirmou que a ciência, especialmente a astronomia, não contradiz a religião, e tocou em um tema freqüentemente abordado pelo papa Bento XVI, que tem explorado a relação entre a razão e a fé como um aspecto chave do seu pontificado.

A Bíblia "não é um livro de ciência" e procurar fatos científicos no universo e a sua origem não colocam am dúvida o papel de Deus na criação, disse Funes.

Como exemplo, Funes disse acreditar que a teoria do 'big bang' é a mais "razoável" explicação para a criação do universo. A teoria afirma que o universo começou há bilhões de anos, a partir de apenas uma explosão que continha toda a matéria.

"Eu continuo a acreditar que Deus é o criador do universo e que não somos produto do acaso," disse Funes.

O Observatório do Vaticano, fundado pelo papa Leão XIII em 1891, localiza-se em Castelgandolfo, um estância turística próxima a Roma, onde o papa tem sua residência de verão.


Gazeta do Povo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog