quarta-feira, 21 de maio de 2008

Astrônomos japoneses esperam reposta de "aliens" para 2015

O resultado de uma bebedeira de astrônomos japoneses pode confirmar, ou não, a existência de vida extraterrestre em um planeja longínquo. Hisashi Hirabayashi e Masaki Morimoto esperam receber em 2015 a resposta de uma mensagem enviada por eles em 1983 a habitantes de um suposto planeta que orbita a estrela Altair.

Segundo o site Pink Tentacle, os astrônomos, que trabalhavam no Observatório Astronômico Nacional de Tóquio, enviaram a mensagem utilizando um telescópio que utiliza sinais de rádio.

A mensagem, que, segundo estimativas, deve ter chegado àquela região do espaço em 1999, é formada por 13 imagens feitas com código binário. As fotos mostram, entre outras coisas, as características do nosso Sistema Solar, a localização da Terra, elementos químicos conhecidos em nosso planeta, dados sobre o ser humano e a estrutura básica do DNA.

Entretanto, como Hirabayashi e Morimoto estavam bêbados quando enviaram o "e-mail espacial", a mensagem também continha dados um tanto estranhos: a fórmula molecular do etanol, os caracteres em kanji (um dos alfabetos básicos da escrita japonesa) para o termo "saúde" e a palavra "brinde", em inglês.

"Eu tive essa idéia enquanto estava bebendo", admite Hirabayashi. "Os aliens provavelmente não vão entender essa parte".

De acordo com o Pink Tentacle, Hirabayashi teoriza que, se os aliens são inteligentes o suficiente para receber os sinais de rádio, eles devem poder reconhecer as 13 imagens e dar uma reposta --baseado na distância de Altair, ele calcula que a resposta deve chegar em 2015.

Entretanto, ele admite que é difícil que os humanos recebam algum retorno. "Eu acredito que aliens existam, mas é muito difícil encontrá-los", diz. "E nós não observamos nenhum planeta perto de Altair, então é altamente improvável que nós recebamos alguma resposta".


Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog