terça-feira, 20 de maio de 2008

Belga suspeito de 583 roubos escreve guia sobre casas "interessantes"

Bruxelas, 16 mai (EFE) - Um ladrão belga suspeito de 583 roubos em castelos e mansões, Yves Beaupain, está escrevendo um guia no qual descreve as 501 casas mais "interessantes" na sua concepção, publica hoje o jornal "La Dernière Heure".

O ladrão, que foi processado judicialmente por 70 roubos e declarado culpado em 44, sempre se refere a seus roubos como "pequenas visitas", por isto o título de sua obra "Le Guide des 501 Adresses à Visiter en Belgique" (O Guia dos 501 Endereços que Valem a Pena Visitar na Bélgica, em tradução livre) tem um óbvio duplo sentido.

Beaupain, apelidado de "Arsène Lupin belga" pelos jornalistas - em referência ao ladrão de casaca que aparece nos romances de detetives do escritor francês Maurice Leblanc - furtava principalmente objetos de arte, como pinturas e tapeçarias.

A Polícia belga suspeita que Beaupain tenha planejado no ano passado uma "visita" à propriedade do irmão do rei Alberto da Bélgica e assaltado um banco em 1995 com três cúmplices.

"Um assalto com quatro pessoas? Se eu tivesse feito, seria sozinho, com quatro é preciso dividir e não sobra nem o suficiente para pagar o advogado", disse o ladrão ao jornal.

O belga, que disse querer deixar o hobby, sempre restringiu suas "visitas" a casas ricas: "tratavam-se de pessoas endinheiradas, desprezo as pessoas que roubam os pobres".


UOL.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog