quinta-feira, 22 de maio de 2008

Brasil entra no mercado do turismo espacial




Se os seus planos para as próximas férias incluem ficar de papo para o ar, extrapolar os seus limites ou simplesmente ficar longe de tudo e de todos, o seu próximo destino pode ser o espaço. Uma agência de viagens paulista começou a oferecer, esta semana, reservas de vôos suborbitais a bordo das aeronaves SpaceShipTwo e WhiteKnightTwo, desenvolvidas pela Virgin Galactic, a primeira empresa privada do mundo a fazer viagens de turismo espacial.

A um preço módico de U$ 200 mil, os turistas brasileiros podem se juntar a personalidades como a atriz Sigourney Weaver, o astrofísico Stephen Hawking, o DJ e produtor de música eletrônica Moby e a socialite Paris Hilton numa "intensa, maravilhosa e verdadeiramente inesquecível" viagem até a órbita da Terra, onde poderão experimentar, por cinco minutos, a sensação de ausência de gravidade.

"A vasta experiência da Virgin Group no ramo de aviação, combinado com a tecnologia única desenvolvida por Burt Rutan garantirão aos passageiros uma experiência única jamais vista", diz o prospecto de divulgação das viagens suborbitais oferecidas pela Grande São Paulo Turismo (GSPTur), uma das mais tradicionais agências de viagens do Brasil, especializada no turismo de luxo.

- Ao entrar na órbita da Terra, a aeronave desliga o motor e permanece por 5 minutos em gravidade zero. É quando os turistas podem se soltar e aproveitar a sensação de liberdade completa - diz Rogê David, um dos sócios da GSPTur. - Outra experiência "indescritível" é poder observar a Terra do espaço através de grandes janelas circulares situadas nas paredes e no teto da fuselagem da aeronave.

Os pacotes, que estão sendo comercializadas para início de 2010, incluem 2h30 de vôo. A espaçonave decola como se fosse um avião e só depois muda de forma. Para sair da atmosfera, o aparelho é arremessado a uma velocidade três vezes superior à velocidade do som por 90 segundos.

Mas o programa da viagem orbital tem quatro dias de duração. Nos três primeiros, o turista passa por um treinamento em uma base espacial construída no deserto da Califórnia, nos Estados Unidos - mesmo local de onde partem os vôos.

- A viagem ao espaço requer um forte treinamento intensivo para deixar seus passageiros aptos a aproveitar ao máximo a viagem. São 3 dias antes da viagem com treinamento completo, inclusive utilizando um protótipo do SpaceShipTwo para treinamento prático na espaçonave modelo - explica Rogê.

Segundo ele, não há conhecimento de qualquer doença ou condição de saúde que impeça a participação na viagem.

As naves espaciais comerciais desenvolvidas pela Virgin Galactic estão agora em fase final de fabricação e deverão ser entregues ainda em 2008. Antes de começar a operar, no entanto, o SpaceShipTwo, com oito lugares (seis passageiros e dois pilotos), e sua nave-mãe, White Knight Two (WK2), serão submetidas a um período de 18 meses de testes práticos no Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos.

- A previsão é 2010, mas ainda não há data certa para a primeira viagem. A Virgin Galactic, em busca da total segurança de vôo, só dará inicio as suas atividades quando exaustivos testes estiverem 100% concluídos.

Até agora, mais de 300 pessoas em todo o mundo já fizeram reservas. Cerca de 200 pagaram integralmente os US$ 200 mil pelo pacote completo e outras cem deram um sinal para garantir um assento lugar em uma das duas espaçonaves. A expectativa de Rogê é ter ao menos 10 brasileiros entre 300 primeiros turistas espaciais.

As reservas já estão sendo feitas pelo tel. (11) 3231-4422 ramal 210 ou pelo email virgingalactic@gsptur.com.br. O site da agência é: http://www.gsptur.com.br/index.asp


O Globo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog