terça-feira, 20 de maio de 2008

Brasil - O caso Isabella

Depois de um longo dia de trabalho, milhares de brasileiros buscam um justo e merecido descanso na sala de estar de seus lares. Gostam da companhia da televisão, fiel companheira. Muitos procuram acompanhar o noticiário e o que vêem são cenas espetaculares como as dos filmes de ação: helicópteros sobrevoando a cidade, muitos carros de polícia naquela que definiram como 'operação de guerra', dezenas de câmeras e jornalistas transmitindo ao vivo toda a ação gerando revolta e comoção em uns e repúdio em outros.

Fatos assim fazem lembrar os acontecimentos de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque. Mas trata-se simplesmente da prisão de duas pessoas na cidade de São Paulo. Da boca do povo o nome da Isabella; mais uma pobre e indefesa vítima. Fora um mês inteiro vendendo a mesma notícia no horário nobre e o Brasil parado para assistir, ler e escutar... Dezenas de jornalistas, centenas de policiais, milhões de opiniões Brasil afora.

Jamais poderia ficar esquecida a dor dos familiares de Isabella e de quem tragicamente perdeu seus entes queridos, a revolta ante tanta injustiça e impunidade, mas o que o país inteiro tem visto é um verdadeiro espetáculo de mídia.

Até quando a fábrica cínica do entretenimento continuará a prender nossos cérebros e corações?
Até quando a realidade continuará a ser tratada como novela, apelando à comoção popular e à fome coletiva de curiosidade, raiva, vingança, fofoca e vazio?

Como missionários temos um sonho:
Uma imprensa que deixe de ser urubu e volte à sua missão de águia com ética e cidadania. Não mais voar rasteira, em volta do vazio alimentando-se de violência e morte, mas buscar as alturas de quem enxerga o todo e sabe captar com olhos aguçados as situações que merecem voz e vez.

Helicópteros e vídeo-câmara enfocando finalmente os grandes dramas da humanidade: a fome, a devastação do meio-ambiente, a loucura das guerras. Sem cessar, sem deixar-nos quietos, sem iludir-nos achando que as coisas se solucionaram só porque ninguém fala mais delas.

O povo discutindo apaixonado em busca de caminhos de promoção da vida, com a mesma tensão que hoje percebemos nesse caso nacional de caça ao culpado.
A sede de justiça gritando mais alto desse caso de elite: o povo nas ruas manifestando contra a impunidade, contra os pobres presos sem processos, contra a falta de advogados para quem não tem dinheiro...

Isabella e todas as crianças, lá do céu, apontando pelos desafios que realmente todos devemos assumir, nesse país ainda vítima do saque das multinacionais, da pior distribuição de renda, do descuido do patrimônio natural que nos foi entregue, da corrupção que vira prática costumeira...

Santos mártires inocentes rogais por nós!

* www.combonianosbne.org

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog