terça-feira, 20 de maio de 2008

Candidatos na Romênia usam elefantes, camisinhas e até ovos para ganhar votos





Um político cavalgou elefante em público, outro carimbou seu nome em ovos.
Eleitores já se acostumaram; 'eles fazem qualquer coisa pelo poder', diz moradora.


De passeata com elefante pelas ruas até vestir uma camisinha no dedo e posar de Jesus: vale tudo nas eleições para prefeito das centenas de cidades da Romênia.



Na cidade de Constanta, o candidato Victor Manea, conhecido como "o elefante", divulgou sua campanha cavalgando um elefante pela região central. "Ele come pêras", disse, fazendo piada com o atual prefeito, cujo sobrenome Mazare significa pêra em romeno.


Um candidato da cidade de Arad imprimiu faixas que o retratam sentado em uma grande mesa, rodeado por 11 colegas, em referência ao quadro "A última ceia". A mensagem é de que ele "acredita" em sua equipe.



Gelu Dragan, candidato a prefeito de Bistrita, divulgou pôsteres que mostram um dedo vestindo uma camisinha. Ele espera passar a imagem de proteção contra a eterna corrupção.



Já um candidato em Navodari apostou no poder de persuasão das prateleiras de supermercado. Ele carimbou seu nome em ovos.


Para os eleitores, porém, esses esforços não são novidade. "Eu me sinto violentada. Essas pessoas fazem qualquer coisa para chegar ao poder. Só porque eles estão cavalgando um elefante não quer dizer que eles vão reformar as ruas", disse Ileana Zamfir-Berca, mulher de 49 anos que mora em Bucareste, capital romena.


G1.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog