sexta-feira, 2 de maio de 2008

Conselho Tutelar de Guarulhos é impedido de ver irmãos de Isabella

Uma conselheira tutelar de Guarulhos, na Grande São Paulo, foi impedida de entrar no apartamento dos pais de Anna Carolina Jatobá, onde ela e Alexandre Nardoni estão com os filhos de 1 e 3 anos. A visita havia sido solicitada pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe).

- A conselheira foi à casa da família na quarta-feira. Quando tocou o interfone, uma pessoa que se identificou como sendo o Alexandre atendeu, e disse apenas que eles estavam bem. Ele não permitiu que a conselheira subisse ao apartamento - disse Ariel de Castro Alves, secretário-geral do Condepe.

Procurados, os advogados do casal afirmaram apenas que "oficialmente a família não recebeu a visita do Conselho Tutelar". Segundo Ariel, a visita do Conselho Tutelar às crianças foi pedida devido à situação traumática que sofreram com a violenta morte da irmã.

Na segunda-feira, o Conselho Tutelar vai se reunir para discutir a situação. Segundo Ariel, impedir a entrada do Conselho Tutelar configura crime previsto no artigo 236 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os responsáveis podem ser punidos com detenção de seis meses a dois anos.

- É um trabalho de rotina do Conselho Tutelar de verificar como estão as crianças e se precisam ser encaminhadas a algum tipo de atendimento psicológico.

Depois da morte de Isabella, as duas crianças ficaram com a família de Anna Carolina Jatobá durante o período em que ela e Alexandre permaneceram presos. Atualmente, elas estão com os pais, ainda na casa dos avós, em Guarulhos.

A polícia sustenta a tese de que as crianças estavam no apartamento do casal no momento em que Isabella foi morta.

- Se de fato isso ocorreu, elas foram submetidas a uma grande violência, por terem presenciado esse fato - diz a psicoterapeuta Lumena Furtado. Para ela, nesse caso, as crianças precisam de acompanhamento.


O Globo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog