segunda-feira, 12 de maio de 2008

Cuidado com suas atitudes

Entrevista de emprego começa quando você entra na sala do recrutador. Conheça o que é preciso para ser bem-sucedido.

Eu tinha um amigo que confiava tanto em suas habilidades comunicacionais pirotécnicas que acreditava que seu único obstáculo real na conquista de um novo emprego era passar no processo seletivo inicial. “Desde que consiga chegar na fase de entrevistas, o emprego está no papo, literalmente”, ele diria.

Não posso negar que ele tinha muita lábia e charme, mas sempre existia uma garota que jamais namoraria ele, aqueles pontos de vista que ele jamais conseguiria defender e, é claro, dois ou três empregos que ele não conseguiria “levar só na conversa”. Você deve estar se perguntando o motivo.

Esqueça do que diz nas entrevistas de emprego: a vaga já está ganha ou, na verdade, perdida antes mesmo de se abrir a boca. Você pensa que está apenas entrando na sala e sentando na frente do entrevistador. O que está fazendo, entretanto, é contar a ele o pesadelo que será ter você na equipe e também que o pessoal de RH vai querer comer um pedaço de fígado dele, caso pense em lhe colocar na folha de pagamento.

O diretor da Confederação de Recrutamento e Emprego (REC, em inglês), Tom Hadley, do Reino Unido, comprova: “A entrevista começa no minuto em que você passa pela porta. Pode parecer um clichê, mas as pessoas realmente formam uma opinião sobre as outras nos primeiros segundos em que se vêem pela primeira vez. É fundamental que esta primeira impressão seja boa.” Por isso, cuidado com suas atitudes.


Gazeta do Povo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog