sábado, 31 de maio de 2008

Família de jovem com doença congênita pede doações

A dona-de-casa Marlene Rodrigues, que vive em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba, está precisando de ajuda para cuidar da filha portadora de necessidades especiais.

A garota, Roseli Rodrigues Lucas, de 19 anos, é portadora de Mielomeningocele - uma má formação congênita na coluna vertebral - e está precisando de uma cadeira de rodas e uma cama especiais.

Roseli nasceu com a deficiência e já passou por sete cirurgias na coluna. Apesar de já ter feito fisioterapia, nunca conseguiu caminhar, tendo parte do fêmur direito exposta. Seu intestino não funciona de maneira regular e, devido às dificuldades que tem para se locomover, a menina usa constantemente fraldas em tamanho especial. Ela freqüentou escola normal por três anos e depois ficou mais seis em escola especial. Entretanto, também demonstrou diversas dificuldades de aprendizado.

“A vida de minha filha é bastante limitada e ela passa grande parte do tempo na cama. Ela tem uma cadeira de rodas, mas é muito pequena e a machuca”, conta a mãe.

A cama em que a menina fica também não atende a suas necessidades. É uma cama comum, quando o ideal era que Roseli permanecesse, mesmo em casa, em uma cama hospitalar, também dotada de colchão especial. Marlene acredita que, juntos, os equipamentos custem mais de R$ 3 mil. “Meu marido ganha R$ 800 e eu estou sem poder trabalhar e grávida de oito meses. Não temos como arcar com as despesas”, lamenta.

Roseli recebe tratamento no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Ela conta com transporte cedido pela Prefeitura de Almirante Tamandaré para ir até o local.

Serviço:

Quem quiser ajudar a menina pode ligar para (41) 3036-2492 (falar com Marlene) ou 3699-6686 (falar com Marli).


O Estado do Paraná.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog