quarta-feira, 21 de maio de 2008

Gasto público e segurança, os desafios do Brasil

Reduzir o gasto público e combater a insegurança são os dois principais desafios do Brasil nas próximas duas décadas. Esta é a conclusão de economistas, intelectuais e autoridades reunidos no Brasil + 20, evento realizado na PUC-Rio, na terça-feira, com objetivo de pensar o futuro do país.

Segundo reportagem do Globo, o ex-diretor de Política Monetária do Banco Central Ilan Goldfajn fez coro com o economista-chefe da Ágora Investimento, Álvaro Bandeira, na crítica à elevação do gasto do governo e na ênfase dos riscos do aumento do tamanho do Estado. Fazendo um exercício para as próximas duas décadas, Goldfajn estabeleceu o crescente gasto público como um risco para que a economia brasileira avance e reivindicou um investimento maior na educação, para dar lugar aos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.

O economista criticou ainda a criação do fundo soberano, afirmando que não servirá para quaisquer das finalidades apontadas pelo governo como justificativa para sua criação. Álvaro Bandeira também criticou o fundo soberano. Para o economista, ele só faria sentido se houvesse um superávit nominal, ou seja, sobra de dinheiro, depois do pagamento de juros da dívida pública.
Segurança

A segunda rodada de discussões girou em torno do tema da segurança. O secretário de Segurança Pública, José Beltrame, falou das dificuldades para combater a violência urbana no Rio. Ele disse que a ausência do Estado nas 1.500 favelas cariocas também explica essa situação de crise.


O Globo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog