quinta-feira, 29 de maio de 2008

Macacos movem braço mecânico apenas com a força do pensamento

Feito é mais um passo rumo a próteses que funcionam sob comando cerebral. Animal conseguiu se alimentar controlando membro falso como se fosse seu


Um macaco conseguiu se alimentar com líquidos sozinho, controlando os movimentos de seu braço sem derrubar nada. O que é tão especial? O braço do animal era, na verdade, uma prótese mecânica, movida única e exclusivamente por sinais cerebrais. O feito é mais um passo da ciência rumo a próteses para seres humanos que possam ser controladas pelo cérebro, como um membro normal.

O objetivo principal, segundo o autor do estudo, é desenvolver uma prótese que possa ser usada por pessoas com paralisia total. Isso pode ajudar pessoas com doenças neurológicas, como a esclerose lateral amiotrófica, ou com lesões na medula espinhal.

Os macacos do laboratório conseguiram, apenas com a mente, mover um braço mecânico para se alimentarem, enquanto seus próprios braços estavam presos. Segundo os pesquisadores, os animais passam a considerar a prótese uma parte de seu próprio corpo.

Para conseguir isso, os cientistas mapearam e "gravaram" os sinais cerebrais usados pelos animais na hora de se movimentar. Depois, ligaram eletrodos na cabeça dos bichos e ensinaram o computador a interpretar esses sinais para movimentar o braço.

O trabalho desenvolvido por Andrew Schwartz, da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, foi apresentado na revista “Nature”.


Gazeta do Povo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog