quarta-feira, 21 de maio de 2008

Quase metade dos desempregados no Brasil é jovem, diz Ipea

Os brasileiros de 15 a 24 anos representam quase a metade das pessoas sem emprego no Brasil. A constatação é da pesquisa Juventude e Políticas Sociais no Brasil divulgada hoje (20) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

De acordo com o estudo, o desemprego entre os jovens não é um fenômeno apenas brasileiro, mas global. No entanto, entre os dez países pesquisados, o Brasil é o que apresenta a maior taxa de jovens desempregados, com 46,6%. México vem em seguida com 40,4%, Argentina, 39,6%, Reino Unido, 38,6%, Suécia, 33,3%, Estados Unidos, 33,2%, Itália, 25,9%, Espanha, 25,6%, França, 22,1%, e Alemanha, 16,3%.

O trabalho coordenado pelos pesquisadores Jorge Abrahão de Castro e Luseni Aquino mostra ainda que o desemprego entre os jovens brasileiros de 15 a 24 anos é 3,5 vezes maior que entre os adultos acima dos 24 anos.

O documento revela ainda que um dos fatores do desemprego ser maior entre os jovens relaciona-se ao fato de as empresas optarem sempre por demitir os trabalhadores mais jovens que, além do baixo custo, são considerados menos “essenciais” por causa da falta de experiência.


Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog