quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Informativo William Douglas - Setembro/2009

Informativo William Douglas - Setembro/2009






Caixa de entrada
X






|



Informativo William Douglas
Ano 2 – n° 18 – Setembro/2009 – www.williamdouglas.com.br
NESTA EDIÇÃO
Desenvolvimento Pessoal
• De faxineira a servidora pública
• Histórias em Chicago

Concurso Público

• Novas regras para concursos
• Criação de 230 novas varas federais
• Nomeada depois do prazo

Educação

• Novo ENEM: Aulas com William Douglas para alunos da rede pública
• Inclusão racial
• Bilhetinho para casa
• Universidades deverão resolver a falta de professores até outubro

Mundo Jurídico

• Depois de muita polêmica, ficam os crucifixos
• Nova desobediência judicial
• Princípio do "coitadinho"
• Isenção da taxa do exame da Ordem

Mercado de trabalho

• Burros motivados

Lançamento

• “O Despertar do Terceiro Reinado”
• Outros lançamentos

William Douglas
• Aconteceu: Palestras no STF e em Belford Roxo
• William Douglas no Twitter

Promoção
• “Dia do Pindura” autorizado – Promoção William Douglas/Consulex
• Resultado da promoção: “Como usar o cérebro para passar em provas e concursos”

DE FAXINEIRA A SERVIDORA PÚBLICA
“Olá Doutor. Sou a Aparecida Gisele dos Santos, que após 18 anos longe da escola, com dois filhos, sendo um deles recém-nascido, com a profissão de faxineira estampada na carteira profissional, mas sem trabalhar. Após um mês de ingresso na Educafro, tive acesso ao seu livro Guia de Aprovação em Provas e Concursos, e com 90 dias de muita determinação, apoio fundamental de Deus, segui à risca as dicas e técnicas do seu livro, estudei muito de madrugada, no trem, na fila do banco etc. Passei aos olhos de muitos de uma pessoa sofrida da periferia de Itaquaquecetuba à funcionária publica da mesma cidade. Passei em primeiro lugar, das cinco vagas existentes no concurso para Auxiliar de Cirurgião Dentista, disputando com cerca de 600 candidatos! Agradeço a Deus e que ele te abençoe muito, te dando saúde para que muitos cheguem aos seus objetivos. Um forte abraço, Gisele”.
HISTÓRIAS EM CHICAGO
Recebi estas duas histórias que se passam em Chicago, na primeira metade do século XX. As narrativas, isoladas, não chamam muita atenção, mas quando em conjunto, têm um desfecho revelador.
NOVAS REGRAS PARA CONCURSOS
Na última semana de agosto, o DOU publicou o Decreto 6.944, que estabelece normas gerais relativas a concursos públicos da esfera federal. Entre as novas regras, estão a gravação da prova oral e o estabelecimento de critérios específicos para o exame psicotécnico. Ao meu ver, o saldo é positivo e é um sinal de progresso. Ainda não é tudo, mas melhorou. O novo decreto vai aperfeiçoar o sistema dos concursos e influenciará os demais entes federativos e as decisões do Poder Judiciário sobre o tema. Para ler o decreto, clique aqui.
CRIAÇÃO DE 230 NOVAS VARAS FEDERAIS
O presidente Lula sancionou a lei que cria 230 novas varas federais. Com essa ampliação, espera-se que a sobrecarga, principalmente dos juizados especiais diminua, tornando o sistema de Justiça mais acessível, ágil e efetivo. Para os concurseiros, fica a certeza de novas vagas.
NOMEADA DEPOIS DO PRAZO
Mesmo tendo ingressado judicialmente um mês após o término do prazo do concurso para o cargo de zeladora no município de Serra do Mel, a 1ª Câmara Civil do TJRN manteve o direito à nomeação de uma candidata do Rio Grande do Norte. Ela havia passado em 26º lugar no concurso da Prefeitura, onde eram oferecidas 63 vagas. Foram nomeados 21 candidatos até o prazo final do concurso.
Neste caso, a candidata conseguiu garantir a sua vaga, mas atenção concursandos: recomendo sempre que os aprovados dentro do número de vagas previstas no edital, que não foram chamados, recorram judicialmente até 90 dias antes de expirar a validade do concurso.
NOVO ENEM: AULAS COM WILLIAM DOUGLAS PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA
É com alegria que participo a todos que os alunos da rede pública estadual do Rio de Janeiro terão aula telepresencial para o novo ENEM. Sou um dos professores lá, ensinando técnicas de estudo. Fico feliz por esses alunos terem mais instrumentos para competir no mercado, nos vestibulares e no ENEM.
INCLUSÃO RACIAL
Graças às cotas nas universidades, filhos de analfabetos viram ‘doutores’!
BILHETINHO PARA CASA
Uma lei publicada no início de agosto obriga que as escolas informem aos pais ou aos responsáveis legais dos alunos sobre a frequência e o rendimento do estudante, como também sobre a proposta pedagógica da instituição de ensino. Dessa forma, escola e família trocarão mais informações e quem ganha, certamente, é o aluno.
UNIVERSIDADES DEVERÃO RESOLVER A FALTA DE PROFESSORES ATÉ OUTUBRO
O MEC deu prazo até 27 de outubro para que diversas universidades brasileiras resolvam o problema da falta de professores em seu corpo docente. A decisão segue o decreto 5.786/2006, do qual os principais itens são que um quinto do corpo docente deve trabalhar em tempo integral e pelo menos um terço deve ter mestrado ou doutorado.
DEPOIS DE MUITA POLÊMICA, FICAM OS CRUCIFIXOS
A respeito da discussão proposta no artigo “A laicidade do Estado”, a juíza federal Maria Lúcia Lencastre Ursaia, da 3ª Vara Cível Federal de São Paulo, indeferiu o pedido, em caráter liminar, do Ministério Público Federal/SP de retirar símbolos religiosos (crucifixos, imagens etc) de órgãos públicos. Para saber mais, clique aqui.
NOVA DESOBEDIÊNCIA JUDICIAL
Este artigo foi escrito pelo juiz federal Agapito Machado, e fala do crime de desobediência para o funcionário público que venha a descumprir ordem judicial.
PRINCÍPIO DO "COITADINHO"
Leia no site o texto “O princípio constitucional do ‘coitadinho e suas aplicações práticas”, que fala do judiciário fazendo as vezes do INSS em casos de benefícios.
ISENÇÃO DA TAXA DO EXAME DA ORDEM
Uma liminar reconheceu o direito à isenção da taxa de inscrição do Exame da Ordem, em Alagoas, no segundo semestre de 2009, aos candidatos que comprovarem ser da família de baixa renda. O juiz entendeu que o pagamento da taxa por candidatos de baixa renda fere o princípio constitucional do amplo acesso aos cargos, empregos e funções públicas.
BURROS MOTIVADOS
Em entrevista à revista IstoÉ, o psiquiatra, psicoterapeuta e doutor em administração de empresas na USP, Roberto Shinyashiki critica a supervalorização das aparências e do marketing pessoal, os ideais de sucesso na carreira e diz que falta competência ao profissional brasileiro. Apesar de já ter alguns anos, a entrevista é atual e muito interessante. A vida de palestrante me fez virar amigo dos Drs. Roberto Shinyashiki e Lair Ribeiro, duas pessoas geniais.
“O DESPERTAR DO TERCEIRO REINADO”
s

No dia 2 de setembro, será lançado o novo livro do Dr. Luis Carlos Galvão, “O Despertar do Terceiro Reinado”. O livro, escrito em versos, é uma sugestão para a conscientização popular e consequente implementação de uma nova monarquia no Brasil. Além das 167 estrofes, o livro traz uma parte de leitura complementar com fotos e imagens. Embora eu seja republicano, o valor da obra e o debate me levam a sugerir a leitura.

OUTROS LANÇAMENTOS

Obras imperdíveis para quem lida com o assunto:
"Bullying - O que você precisa saber", de Lélio Braga Calhau.
"Atividade Policial" - Aspectos Penais, processuais penais, administrativos e constitucionais", de Rogério Greco

Para saber mais, clique aqui

ACONTECEU: PALESTRAS NO STF E EM BELFORD ROXO

sAqui, apresento duas fotos de palestras que ministrei recentemente. A primeira mostra minha atuação em dois dias de palestras para os funcionários do STF, em Brasília/DF. Os temas foram “Como manter a motivação e fortalecer o desempenho na carreira pública” e “Produtividade no serviço público – busca pela qualidade e excelência”. Na segunda, atendi ao convite da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro – Região Metropolitana, para falar aos professores da rede pública e pais, em Belford Roxo, sobre o tema “Criando campeões”.

WILLIAM DOUGLAS NO TWITTER

Agora, temos mais uma ferramenta de comunicação, o Twitter. Para acompanhar notícias sobre o mundo jurídico e dos concursos, e sobre outros assuntos, acesse http://twitter.com/site_wd
“DIA DO PINDURA” AUTORIZADO – PROMOÇÃO WILLIAM DOUGLAS/CONSULEX
Desde a época em que eu era estudante de Direito e depois, como advogado e concurseiro, sempre li e lerei a Revista Jurídica Consulex. Hoje, também sou articulista dela. Em agosto, mês do famoso “Dia do Pindura”, a revista ofereceu um desconto na assinatura anual: a última parcela fica por conta da Consulex. Conversei com eles e consegui estender esta promoção para o mês de setembro, para os leitores do Informativo William Douglas.
Para conhecer a Revista Jurídica Consulex, clique aqui.
Para saber mais informações sobre a promoção, clique aqui
.
RESULTADO DA PROMOÇÃO: “COMO USAR O CÉREBRO PARA PASSAR PROVAS E CONCURSOS”
clique aqui e acesse o link ‘Resultado de Promoções’.
SAÚDE - DROGAS: DIGA NÃO

Recebi por e-mail uma história que, apesar já sabermos que é comum, continua sendo chocante. O vício nas drogas destrói famílias e acaba com muitas vidas, além de fomentar a violência e financiar a criminalidade. Por isso, diga sempre NÃO às drogas.

PALAVRAS DE SABEDORIA
“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda”.

Pv 16.18
ELES DISSERAM

“Todos gostam de poder, mesmo quando não sabem o que fazer dele”.

Benjamin Disraeli.
EU RESPONDO
Conheci uma faculdade de Direito estrangeira, não reconhecida pelo MEC, que oferece o curso à distância, necessitando, ao final, a revalidação em uma universidade brasileira. Você acha que esse curso pode ser aceito para concursos?

R: Acho uma furada. Ninguém garante que alguma universidade brasileira vá reconhecer as matérias para o fim de revalidá-las. E sem validação pelo MEC, o título que eles oferecem é papel pintado. Enfim, eles se furtam ao regramento do MEC e querem que você se vire depois para ter uma validação. Qual universidade brasileira terá boa vontade com isso? Eles mesmos dizem que não têm nenhum convênio. Por que seria? Escolha alguma instituição reconhecida pelo MEC.
Para ler o caso completo, clique aqui.
SUGESTÃO DE FILME
• “Uma razão para cantar” (“Something to sing about”), USA, 2000, 87’: Emocionei-me muito com o trecho do filme em que o ator Darius McCrary canta.
ARTIGOS PUBLICADOS NO ÚLTIMO MÊS
•A laicidade do Estado – todos os credos ao invés de nenhum. Para ler, clique aqui.

• Sobre cachorros, chaves e fechaduras. Para ler, clique aqui.
PALESTRAS GRATUITAS NO YOUTUBE
para vê-las, clique aqui.
ONDE ENCONTRAR MEUS LIVROS
clique aqui
NA MÍDIA - AGOSTO
01/08/09 – O Globo Online - Matéria: “Gripe suína adia aulas de reforço para o ENEM”.

01/08/09 – O Dia Online – Matéria: “Gripe suína adia aulas de reforço para o ENEM”.

13/08/09 – Jornal do Brasil – Coluna: “O endeusamento do Estado laico”.

13/08/09 – Site Canção Nova Notícias – Matéria: “Juiz evangélico defende crucifixos em repartições públicas”.

15/08/09 – Jornal dos Concursos & Empregos – Artigo: “A arca de Noé para concursos públicos”.

15/08/09 – Revista Consulex – Artigo: “A laicidade do Estado – todos os credos ao invés de nenhum.” (resumo).

16/08/09 – Site Jornal Zero Hora – Matéria: “Vaga garantida na Justiça”.

24/08/09 – Jornal Mundo Lusíada Online – Artigo: “O endeusamento do Estado laico”.

24/08/09 – O Dia Online – Matéria: “O caminho das pedras para tirar primeiro lugar nos concursos”.

25/08/09 – Site Jornal O Sollo – Matéria: “Porto Seguro sedia fórum nacional de Administração e Direito”.

26/08/09 – Site G1 – Matéria: “Especialistas dão palestras em fórum sobre emprego no setor público”.

28/08/09 – Site JC Concursos - Matéria: "Decreto regulamenta normas para concursos".

29/08/09 – Site do Jornal Gazeta do Povo - Matéria: "Decreto reúne normas para concursos".
AGENDA - SETEMBRO/OUTUBRO

BA - 05/09/09 – Sábado, 15h – Palestra “Como passar em provas e concursos” – Porto Direito, em Porto Seguro.

RJ – 10/09/09 - Quinta-feira, 20h – Palestra “Como passar em provas e concursos” – Curso Fraga (telepresencial)

RJ – 12/09/09 - Sabado, 15h - Talkshow no estande da Editora Campus - XIV Bienal do Livro Rio (Riocentro).

GO - 18/09/09 – Sexta-feira, 08h30 – Palestra “A excelência essencial: você” – XIV CONAD, em Goiânia.

RJ – 22/09/09 – Terça-feira, 8h – Aula preparatória para o novo ENEM – Transmissão via satélite para 500 escolas da rede pública estadual.

RJ – 23/09/09 – Quarta-feira, 18h – Aula preparatória para o novo ENEM – Transmissão via satélite para 500 escolas da rede pública estadual.

MG – 10/10/09 – Sábado, 16h30 - Palestra “Como passar em provas e concursos” - Curso Turma de Estudos, em Belo Horizonte. Projeto em conjunto com o prof. Vicente Paulo.

Veja mais informações no meu site!

VÍDEOS INTERESSANTES:
• A história das coisas - Sobre a meio ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social.

• Use filtro solar - um conselho muito útil para a nova geração.

Para assisti-los, clique aqui e acesse o link educação ‘artigos interessantes’.
SITES INTERESSANTES:
www.questoesdeconcursos.com.br – site que reúne questões de provas anteriores, separadas por bancas, disciplinas, cargos.

www.superprovas.com - Site que oferece um software desenvolvido para os concurseiros, que disponibiliza grande quantidade de questões para serem feita no computador.
DATAS COMEMORATIVAS

07 de setembro: Dia da independência do Brasil - Esta data me fez recordar um adesivo de carro que li certa vez: "Ame e respeite sua pátria. Ela não tem culpa de alguns dos filhos que tem".

18 de Setembro: Dia dos Símbolos Nacionais – São quatro: além da Bandeira, das Armas e do Selo, temos o Hino Nacional. Esses símbolos representam o Brasil - por isso, devem ser respeitados por todos os cidadãos.




...................................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog