sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Lançamento de Livro: Crimes Contra a Saúde Pública - Fraude Alimentar -Biblioteca de Estudos Avançados em Direito Penal e Processual Penal



Capa do livro: Crimes Contra a Saúde Pública - Fraude Alimentar -Biblioteca de Estudos Avançados em Direito Penal e Processual Penal, Carla Liliane Waldow Esquivel - Coords.: Luiz R. Prado e Adel El Tasse Crimes Contra a Saúde Pública - Fraude Alimentar -Biblioteca de Estudos Avançados em Direito Penal e Processual Penal
Carla Liliane Waldow Esquivel - Coords.: Luiz R. Prado e Adel El Tasse, 284 pgs.
Publicado em: 21/9/2009
Editora: Juruá Editora
ISBN: 978853622610-1
 
 
ÁREA(S)

  • Direito Penal

  • Direito Processual Penal

  • .
    SINOPSE
    A saúde constitui um direito-dever implícita e expressamente reconhecido pelo texto constitucional e, assim considerado, alcança todas as pessoas, indistintamente, e obriga o Estado às prestações públicas para a sua consecução. Não é suficiente, entretanto, o seu reconhecimento pelo Texto Magno como um direito: importa que seja efetivado. Nesse contexto, ganha importância salutar o direito aos meios de vida, entre os quais está o direito aos alimentos, que deverão ser seguros, sob pena de comprometer-se esse direito. A primada segurança alimentar, no entanto, deixa de ser observada quando perpetradas as chamadas fraudes alimentares. Estas podem ser definidas como quaisquer comportamentos destinados a enganar o consumidor a respeito das características essenciais das substâncias ou produtos alimentícios, causando-lhe prejuízos à saúde. Tamanha é sua importância, por alcançar, além da saúde, dignidade, vida e patrimônio dos consumidores, que o legislador as incriminou no Estatuto Penal, especialmente nos arts. 270 a 277.
    Essas disposições alcançam a alteração, adulteração, falsificação de alimentos e informação a respeito destes. Não obstante algumas incorreções do legislador na composição dos tipos de injusto de fraudes alimentares e o entendimento de alguns segmentos doutrinários de que foram revogadas pelos diplomas consumeristas, elas estão em pleno vigor e, mais do que nunca, consideram-se fundamentais para a repressão das práticas desonestas de fornecedores de alimentos em detrimento da coletividade de consumidores.

    CURRÍCULO DO AUTOR
    Carla Liliane Waldow Esquivel é Mestra em Direito Penal Supra-individual pela Universidade Estadual de Maringá; Especialista em Direito Penal pela Fundação Toledo de Ensino; Docente da graduação e da Pós-graduação em Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná; da Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, da Universidade Paranaense e da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão; Coordenadora do curso de pós-graduação em Direito da Universidade do Oeste do Paraná e da Faculdade Integrado de Campo Mourão; membro da Associação Brasileira de Professores de Ciências Penais; Advogada.

    Nenhum comentário:

    Pesquisar este blog