sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Índices de violência doméstica caem em Maringá


O relatório apresentado pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp), nesta sexta-feira, divulgou que os números de casos de violência doméstica teve uma diminuição de 42% em Maringá, comparando o primeiro semestre de 2008, com o mesmo período deste ano.

O índice é ainda mais satisfatório ao se analisar os dados de todo o Estado, onde esse tipo de crime teve um crescimento de mais de 16%.

De acordo com a responsável pela Secretaria da Mulher e vice-presidente do Conselho da Mulher, Terezinha Pereira, a redução não deve ser entendida como uma redução no número das denúncias.

Para Terezinha, a Cidade é uma dos poucos municípios que oferecem uma estrutura que aliado com a lei Maria da Penha, encorajam as mulheres a denunciarem seus agressores.

“Os homens viram que a lei veio realmente para punir e as mulheres sabem que tem um lugar onde será abrigada com seus filhos, caso precise sair de casa”, explicou a secretária.

Maringá é uma das oito cidades do Paraná que conta com centro de referência, onde uma equipe multidisciplinar formada por: psicólogos, médicos e advogados prestam atendimentos às vítimas.

“A violência doméstica deixou de ser um problema familiar e passou a ser um problema de saúde pública. Esse índice merece ser comemorado”, comentou Terezinha.


OUTROS INDICADORES
Entre as 13 categorias de crime contra a pessoa definidas pela Sesp, os delitos de ameaça, lesão corporal, injúria, difamação, calúnia, homicídio doloso, violação de domicílio e constrangimento ilegal, aumentaram em Maringá.

Já a violência doméstica e familiar, lesão corporal culposa, maus tratos e homicídio culposo de trânsito apresentaram uma diminuição.

Entre os índices negativos, os homicídios dolosos foram os que mais cresceram. No primeiro semestre do ano passado, foram registrados 48 casos, um aumento de mais de 10%, comparando com 2009, que foi de 53.

Nas setores de crimes contra o patrimônio, os índices de roubo, dano, esbulho possessório e extorsão apresentaram um aumento, no entanto, os delitos de furto, estelionato e apropriação indébita tiveram uma retração nos números de casos.


Kelly Moraes. O Diário do Norte do Paraná. 27/09/2009.

  

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog