segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Programa Repórter Justiça mostra o dia-a-dia das mulheres que estão em presídios

A população carcerária no Brasil é de cerca de 420 mil presos. Com o aumento da criminalidade, o número de mulheres já representa 15% do total. Ou seja, 28 mil detentas distribuídas em 55 presídios femininos. De acordo com o Ministério da Justiça, elas têm entre 19 e 35 anos e a maioria possui apenas o ensino fundamental, não tem profissão e são de famílias pobres.
Assim como nos presídios masculinos, nas penitenciárias femininas os problemas são os mesmos: superlotação, alojamentos precários, maus-tratos, corrupção e tortura. De lá de dentro é possível ouvir os gritos das detentas: “Queremos solução! Queremos solução!”.
No "Repórter Justiça" desta semana, as políticas adotadas dentro dos presídios para melhorar esse ambiente hostil. No Maranhão, as presidiárias aprendem corte e costura e trabalham para diminuir a pena que devem cumprir. “Isso é uma coisa que dá esperança para essas mulheres de que vale a pena cumprir a sua pena de forma adequada para que possa retornar ao convívio social o quanto antes”, afirma o juiz da Vara de Execuções Penais, Luiz Martius. No Distrito Federal, a maneira encontrada para levantar a auto-estima das mulheres presas foi promover um concurso de Miss Penitenciária.

O "Repórter Justiça" vai ao ar toda sexta-feira, às 21h30, e pode ser visto durante a semana nos horários alternativos.

O programa da TV Justiça também é disponibilizado no YouTube (www.youtube.com/stf).

Horários alternativos: sábado – 18h / segunda-feira – 13h30 / quarta-feira – 18h

Fonte: TV Justiça

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog