domingo, 7 de março de 2010

Mulher tem emprego negado por estar acima do peso no Paraná

A empresa foi condenada a pagar uma indenização de R$ 5 mil.
Uma mulher se candidata a um emprego. Participa do processo seletivo, mas acaba ficando sem a vaga. A empresa diz que o problema da candidata não é falta de qualificação. É excesso de peso.

Uma pessoa se candidata ao emprego de auxiliar de produção. A pedido da empresa, faz alguns exames, que não identificam nenhum problema de saúde. Mas o resultado de um desses exames acabou prejudicando a candidata no processo de seleção. Ela foi considerada obesa.

Por esse motivo, não foi contratada. Essa história aconteceu com a dona de casa Daiana Fernandes quase dois anos atrás.

Em maio de 2008, ela pesava 96 quilos. Se sentia bem e com saúde. Precisava de um trabalho. Quando achou que tinha conquistado a vaga, veio a frustração.

“O médico falou que não podia me contratar porque eu estava acima do peso, estava obesa e poderia trazer problemas de saúde para a empresa. Falei que não tinha problema nenhum de saúde. Ele disse que eu poderia adquirir e a empresa não contrata gente acima do peso. Saí de lá arrasada, chorando. Pensei se lá é o único lugar de cidade pequena que contrata e eu não vou conseguir trabalhar, imagina nos outros lugares”, lembra a dona de casa Daiana Fernandes.

Depois de ter sido vetada por causa do peso, Daiana entrou em crise. Tomou remédios, tentou várias formas de emagrecer. Até que resolveu fazer uma cirurgia de redução de estômago. Hoje, pesa 74 quilos. Mas o que a faz se sentir mais leve é ter conseguido provar que foi discriminada no processo de seleção. A empresa foi condenada pela Justiça do Trabalho a pagar uma indenização de R$ 5 mil.

“A empresa disse para ela que estava deixando de contratá-la porque era obesa. Isso é um ato discriminatório”, explica a juíza do Trabalho Patrícia Lemos.

“Entrei na Justiça porque talvez fazendo isso poderia acabar com a discriminação com outras pessoas que precisam”, diz Daiana. 
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog