quinta-feira, 10 de março de 2011

OAB-SP lança campanha contra violência à mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP) vai lançar no dia 16 de março a Campanha de Combate à Violência à Mulher, no salão nobre da entidade, às 19 horas. No dia 26, será organizado o evento Liderança Feminina, com a participação da senadora Marta Suplicy (PT-SP), da deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) e da deputada estadual Célia Leão (PSDB-SP), entre outras autoridades.
“A campanha contra a violência à mulher é muito importante. Tem como foco os cinco anos da Lei Maria da Penha e a necessidade de conscientização da sociedade a respeito do tema. Infelizmente, mesmo com a lei garantindo a proteção da mulher, ainda muitas são vítimas de violência”, afirmou a conselheira seccional e presidente da comissão, Fabíola Marques.
Já o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, destacou que a campanha é necessária porque a principal violência contra mulheres não acontece nas ruas. “A violência contra a mulher é predominantemente doméstica, acontece, na maioria das vezes, dentro de casa, sendo promovida por maridos, companheiros, namorados e outros homens com graus de parentesco sanguíneo ou por afinidade”.
De acordo com pesquisa da Fundação Perseu Abramo, feita em parceria com o Sesc, cinco mulheres são agredidas a cada dois minutos no país. Há dez anos, eram oito as mulheres agredidas no mesmo período. O estudo foi realizada em 2010 em 25 estados, com mais de 2.300 mulheres e quase 1.200 homens. A pesquisa mostrou ainda que 7,2 milhões de mulheres com mais de 15 anos já foram vítimas de agressões e 1,3 milhões foram agredidas em 2009.
Debate
O evento Liderança Feminina, resultado da parceria entre a OAB-SP e a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, acontece no Teatro Gazeta (Avenida Paulista, 900), a partir das 8h30. A abertura será feita pela advogada Fabíola Marques e a secretária estadual de Justiça e Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda.
O primeiro painel contará com a procuradora de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Luíza Nagib Eluf; Rosmary Correa, presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina e secretária-adjunta da Casa Civil de São Paulo; Sarug Dagir, transexual feminina graduada em Psicologia e mestre em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais; Irina Bacci, coordenadora do Centro de Referência da Diversidade de São Paulo e secretária-geral da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais; e Albertina Duarte, ginecologista e obstetra do Hospital das Clínicas e professora da Faculdade de Medicina da USP.
Elas falarão, respectivamente, sobre “Crimes Passionais”, “Violência na Periferia”, “Questões de gênero e suas representações”, “Diversidade e Inclusão Social” e “Saúde da Mulher e Preconceito”. Na sequência, a palestra será de Flávia Piovesan, procuradora do estado de São Paulo e doutora em Direito Constitucional e Direitos Humanos pela PUC-SP.
Após o almoço, o evento continua com Rosa Virgínia Cardona Ayrosa, diplomata de carreira em missão diplomática como cônsul da Bolívia em São Paulo; Lu Alckmin, primeira-dama de São Paulo e presidente do Fundo Social de Solidariedade; Silvia Pimentel, presidente do Comitê sobre Eliminação da Discriminação contra as Mulheres da ONU, professora de Direito na PUC-SP e uma das fundadoras do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher; Teodosina Ribeiro, primeira deputada negra de São Paulo, vereadora da cidade de São Paulo em 1970 e deputada estadual entre 1974 e 1978; Maria Lygia Quartim de Moraes, socióloga, pós-graduada na França e no Chile, doutora em Ciência Política pela USP e professora titular da Unicamp; e Elaine Belfort, empresária industrial, diretora titular do Comitê de Responsabilidade Social (Cores) da Fiesp.
Também foram convidadas para participar do evento a presidente Dilma Rousseff (PT), a ministra chefe da Secretaria de Política para Mulheres, Iriny Lopes, e a ex-senadora Marina Silva (PV).  

Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-SP.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog