quarta-feira, 20 de junho de 2012

Austeridade conduziu ao nazismo, alerta Banco Central Austríaco


O governador do Banco Central Austríaco alertou contra as políticas de austeridade demasiado drásticas, estabelecendo um paralelismo com a Alemanha dos anos 1930 e o advento do nazismo, indicou, esta quarta-feira, aquela instituição bancária, confirmando informações da imprensa.
 
foto GLOBAL IMAGENS/ARQUIVO
Austeridade conduziu ao nazismo, alerta Banco Central Austríaco
Manifestações contra a austeridade sucedem-se por toda a Europa
 
"A concentração exclusiva na austeridade (nos anos 1920 e 1930) conduziu a um desemprego em massa, a um colapso dos sistemas democráticos e, no final, à catástrofe do nazismo", declarou na segunda-feira Ewald Nowotny, também membro do conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE), segundo declarações citadas na terça-feira pela agência Dow Jones e confirmadas por um porta-voz do OeNB.
Nowotny, que falava em Viena na abertura de um "workshop" conjunto do OeNB e do "European Money and Finance Forum" (SUERF), fez o alerta numa altura em que a União Europeia tenta combater a crise da dívida através de severas medidas de austeridade nos países mais afetados.
"Não se trata de castigar as crianças que se comportaram mal", adiantou o governador do OeNB.
Nowotny assinalou igualmente o crescente isolamento da Alemanha na sua vontade de impor austeridade aos seus vizinhos como a Grécia.
"Há sempre uma alternativa" à austeridade, declarou.
O historiador britânico Niall Ferguson e o economista norte-americano Nouriel Roubini fizeram um paralelismo histórico semelhante ao de Nowotny na edição de 8 de junho do jornal Financial Times, atacando a atitude de "esperar para ver" da Alemanha em relação à crise da zona euro.
A política alemã, escreveram num artigo conjunto, "arrisca-se a repetir precisamente a crise de meados do século XX que a integração europeia se destinava a evitar".
"Consideramos extraordinário que seja a Alemanha, entre todos os países, que não tenha aprendido com a História", referiram.
Artigo Parcial

Jornal de Noticias. 

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog