terça-feira, 5 de junho de 2012

A lei de monitoramento eletrônico dos presos como medida eficaz para a sua ressocialização


Por favor, utilize este identificador para referenciar ou citar este item:http://www.repositorio.uniceub.br/handle/123456789/1363


Título: A lei de monitoramento eletrônico dos presos como medida eficaz para a sua ressocialização
Autores: Moreira, Eliana Cristina Barros Pessoa
Palavras-chave: Penal
Processo Penal
Execução penal
Pena
Monitoramento eletrônico
Ressocialização
Data de Publicação: 29-Mai-2012
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo defender a implantação do sistema de monitoramento eletrônico como medida eficaz para a execução da pena, no que tange à ressocialização do preso. Examina a possibilidade de implantação do sistema de monitoramento eletrônico dos presos dentro do ordenamento jurídico brasileiro, bem como suas implicações na sociedade. Analisa os princípios aplicáveis ao caso, abordando os entendimentos doutrinários e jurisprudenciais acerca do tema. Observa se a implantação do sistema não irá ferir princípios e direitos fundamentais constitucionais da pessoa humana. Inquire sobre as vantagens e desvantagens do uso de pulseiras e tornozeleiras eletrônicas, com o fim de ponderar os interesses coletivos e os interesses individuais do condenado. Identifica o tipo de condenado para o qual será concedido o benefício de cumprir sua pena de forma monitorada. Destaca o sistema de monitoramento a distância como medida eficaz para a ressocialização do condenado, uma vez que o mesmo poderá cumprir a pena sem ser retirado de seu convívio social, permanecendo com sua família, amigos e trabalho.
URL: http://www.repositorio.uniceub.br/handle/123456789/1363
Aparece na Coleção:Graduação

Arquivos deste Item:
ArquivoDescriçãoTamanhoFormato
20710006.pdf167,62 kBAdobe PDFVer/Abrir
Todos os registros no Repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados, salvo indicação em contrário.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog