terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ação diminui violência escolar e empodera crianças e adolescentes no grande Mucuripe


Ensinar, divulgar e proteger os direitos de crianças e adolescentes.  É com esse intuito que a Associação Curumins desenvolve projetos juntos às escolas do entorno do grande Mucuripe.
    Murros, brigas, palavrões. Era nesse contexto que crianças e adolescentes da Escola Municipal Torres de Melo viviam até o início das ações da Ong Curumins na escola, que mudaram o ambiente, proporcionando paz escolar, fortalecimento e empoderamento juvenil.
    O trabalho junto a Torres de Melo se iniciou devido a constante queixa de adolescentes atendidos pela ONG, em relação a ações de violência sofrida e a falta de diálogo no âmbito escolar, gerando uma necessidade constante de mediação desses conflitos pela Curumins.
    Para a vice-diretora Janaína do Nascimento, antes, o convívio na escola era muito difícil devido as brincadeiras de muitas violências, que poderiam agredir, ferir e machucar.   Para a aluna Ana Tainá, antigamente existia muitas brigas na hora do recreio e brincadeiras violentas como o corredor da morte, gravata entre outros.
    Para a coordenadora de educação da Ong Nádia de Paula, geralmente adolescentes violentos são vítimas desse tipo de ação, seja na escola, em casa ou na comunidade e acabam reproduzindo o que aprendem.
    Nádia diz que a Curumins trabalha com o olhar da criança como sujeitos de direito agora, não apenas pensando no futuro. “Na escola, não é muito comum esse olhar sobre a criança, sobre os direitos humanos, não faz muito o papel normal escola”.
    Com oficinas, peças de teatro, implementação de política de proteção e uma banda escolar, os adolescentes aprendem sobre empoderamento, direitos e deveres e como proceder em caso de exploração infantil e sexual.
    Hoje, as crianças da escola tem uma só voz sobre a infância: Criança não deve trabalhar, tem que ter lazer, brincar, se divertir e estudar.
    Essa ação é advinda de um antigo projeto de Terre des hommes Lausanne no Brasil (Tdh Brasil), que hoje atua como sua parceira. Esse projeto é reconhecido nacionalmente, e neste ano, será beneficiado pelo projeto de ação social da maior rede de televisão do país, Rede Globo.
--
Hugo Acácio
Assessor de Comunicação - Tdh Brasil
Rua Pereira Valente, n° 1.655 - casa 20
CEP: 60160-250- Fortaleza/CE Brasil
Tel/Fax +55 85 3263-1142
Celular: +55 85 8800-0719
Skipe: hugoacacio
Tdh Lausanne: www.tdh.ch
Tdh Brasil: www.tdhbrasil.org
No Twitter: @tdhbrasil

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog