quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Balanço do monitoramento de reeducandos é positivo

 A Secretaria de Ressocialização - Seres apresentou um balanço dos dez meses de funcionamento do Centro de Monitoramento de Reeducandos - Cemer, que monitora, atualmente, 2,6 mil reeducandos do sistema semiaberto. Neste período, houve 216 violações das regras e 86 recapturas.

Adivulgação foi feita durante o I Seminário sobre o Monitoramento Eletrônico de Reeducandos. O evento contou com a participação de diversas autoridades ligadas à segurança pública e foi realizado como iniciativa da Escola Penitenciária de Pernambuco. O melhor resultado aconteceu este mês, quando 52 detentos que deixaram as unidades prisionais foram presos por terem cometido algum tipo de infração. Até então a média era de 12 prisões.

Um dado importante é que durante as sete saídas temporárias, de novembro até este mês de agosto, houve queda significativa no número de homicídios em todo o Estado, em comparação com o mesmo período de 2011. “O monitoramento eletrônico utiliza tecnologia de ponta a serviço do Pacto Pela Vida. É mais garantia para a sociedade, para o sistema penitenciário e para o reeducando”, afirmou o secretário de Ressocialização Romero Ribeiro.

O Centro de Monitoramento de Reeducandos funciona 24 horas por dia e conta com 60 profissionais. Mensalmente, o Governo do Estado investe R$ 660 mil nas tornozeleiras eletrônicas. “Com o Cemer, o Estado passou a ter controle efetivo sobre os detentos do sistema semiaberto”, explicou gerente do Centro, Renato Pinto.

Funcionamento - Durante o dia, o reeducando tem permissão de permanecer até 500 metros de distância da casa onde mora. Após às 18 horas, a saída dele de casa é proibida. Em caso de desobediência ou de cometer outras infrações, como a quebra do equipamento, sofrerá punições, entre elas a regressão de regime.

 

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog