segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Paraná lança novo modelo de gestão da execução penal

O diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, juiz federal Friedmann Wendpap e o presidente da Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe), juiz federal Antônio César Bocheneck, participaram, nesta quinta-feira (02.08), do lançamento do novo modelo de Gestão Penal que pretende fazer dos presídios do Estado locais de promoção da reinserção social dos detentos, por meio da educação, da qualificação profissional e do trabalho, desenvolvido pela Secretaria de Justiça, Cidadania do Estado do Paraná e Direitos Humanos e o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen).

Na solenidade de lançamento, no Museu Oscar Niemeyer, que reuniu empresários e representantes de entidades públicas e privadas e da sociedade civil organizada, foram assinados mais de 20 termos de cooperação para a execução de ações do novo modelo, intitulado “Novo Modelo de Gestão da Execução Penal no Estado do Paraná – Transformando as Prisões em Escolas, Oficinas de Trabalho e Ambientes de Paz e Não Violência”.

O programa inclui uma série de iniciativas que serão implementadas em parceria com órgãos federais e estaduais públicos e privados, além de universidades, institutos e organizações não governamentais. “O objetivo é, até o final deste governo, possibilitar acesso ao trabalho e à educação a 100% dos presos custodiados pelo Depen”, afirmou a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes.

Para o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, o evento mostrou a articulação das entidades com o poder público, essencial para a promoção da cidadania. “Queremos que as 15 mil pessoas que estão encarceradas no Paraná consigam a reinserção e a inclusão social. A paz é fruto da justiça, da cidadania e do respeito aos direitos humanos”, destacou.

Fonte: Justiça Federal - PR

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog