segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Tráfico de Pessoas: novos postos ampliam a rede de enfrentamento


Com a inauguração em Belo Horizonte nesta 4ª feira, 19/12, do primeiro Núcleo de Atendimento a vítimas do Tráfico de Pessoas do estado, o Brasil já conta com 17 núcleos especializados em auxiliar os atingidos por este crime, que se somam aos 11 Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM) já existentes.
Na semana passada, já havia sido inagurado um novo núcleo no municípios de São Luís (MA) e um PAAHM na cidade de Coari (AM). Os Núcleos e os Postos fazem parte da Rede Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, coordenada pelo Ministério da Justiça.
O núcleo em Minas Gerais recebeu investimentos de R$ 360 mil da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ) e também receberá contrapartida do governo estadual.
Já a inauguração do Posto de Atendimento ao Migrante em Coari é resultado de parceria do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), com o apoio da prefeitura municipal e em parceria com o Ministério da Justiça. O posto passa a oferecer serviços de orientação e esclarecimento de dúvidas, acolhimento de denúncias, inclusive sobre tráfico de pessoas, e encaminhamentos diversos.
Coari é uma das cidades mais ricas da Região Norte. No município existe a plataforma da Petrobras do Urucu, onde se extrai petróleo e gás. A população é de quase 67 mil habitantes, segundo dados do IBGE em 2009, o que coloca o município na posição de quinto maior do Amazonas. A SNJ/MJ investiu R$ 495 mil para construção de núcleos e postos no estado do Amazonas.
Blog do MJ.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog