quarta-feira, 12 de março de 2014

Juiz confirma que Ijuí terá monitoramento eletrônico de presos

O sistema de monitoramento de presos através de tornozeleiras eletrônicas vai ser implantado em detentos do Instituto Penal de Ijuí. A confirmação foi feita pelo Juiz Criminal do Fórum Ijuiense, Vinicius Borba Paz Leão, durante entrevista hoje pela manhã, 11, na Rádio Progresso.

Inclusive amanhã, 12, às 17 horas, ocorre audiência pública no auditório do Fórum quando a Susepe vai explicar a forma de funcionamento do mencionado sistema. O encontro é aberto a toda comunidade. Devem participar também o Ministério e Defensoria Pública, Polícia Civil e Brigada Militar.

O Juiz Vinicius comentou na entrevista que a tornozeleira vai ser direcionada somente para presos do sistema semi aberto, portanto do IPI, antigo albergue, e não para detentos do regime fechado da Penitenciária Modulada. No geral, o equipamento faz uma mapeamento completo do itinerário do preso e permite identificar se o detento saiu daquele roteiro.

Com isso, é possível saber se o preso foi diretamente para o trabalho e permanece no local. Além disso, conforme o magistrado, a tornozeleira deve auxiliar para solucionar a falta de vagas em casas prisionais. Isso porque o preso do semi aberto pode permanecer no município de origem, inclusive morando em casa, e com trabalho designado, no entanto, sempre com o equipamento na perna que o sistema monitora onde ele está. É possível saber em tempo real onde está o detento. Também é difícil cortar a tornozeleira, porém se isso acontecer o sinal é imediatamente emitido e identificada a irregularidade.

O preso vai ser orientado para usar o equipamento e terá uma bateria para fazer o carregamento. O mencionado projeto que começou na região Metropolitana de Porto Alegre vai ser estendido para todo o Estado. Ainda está sendo estudado como vai ocorrer o monitoramento dos presos com tornozeleiras, mas provavelmente isso deve ser feito por uma central estabelecida em Santo Angelo, onde há a regional da Superintendência de Serviços Penitenciários.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog