segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Notícias Ibccrim - Setembro 2017

Caso não esteja visualizando, acesse aqui.
 
IBCCRIM realiza em outubro curso sobre Direito Penal Econômico

Aulas acontecem às segundas-feiras, das 19 às 22h, em duas modalidades: presencial, em São Paulo, e à distância

O IBCCRIM realiza entre os dias 2 de outubro e 6 de novembro o curso Temas Atuais do Direito Penal Econômico, ministrado às segundas-feiras nas modalidades presencial, em São Paulo, e à distância, via internet, ao vivo.

Dividido em seis aulas, o curso tratará de autoria e participação nos delitos empresariais, compliance, enriquecimento ilícito, entre outros temas.

As inscrições já estão abertas no site do Instituto e há condições especiais para associados e associadas do IBCCRIM.
Inscreva-se
 
23º Seminário Internacional do IBCCRIM reúne mais de 700 pessoas em 4 dias de evento

Com patrocínio do Itaú e da Editora D’Plácido, além de 48 escritórios patrocinadores, evento contou com solenidades dos 25 anos do Instituto e Congresso de Pesquisa

O 23º Seminário Internacional de Ciências Criminais aconteceu em São Paulo entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro e recebeu mais de 700 participantes no Hotel Tivoli Mofarrej. O evento sediou também a primeira edição do Congresso de Pesquisa em Ciências Criminais (CPCRIM), que recebeu quase cem trabalhos em seu ano de estreia.

Painéis multidisciplinares com grandes nomes do direito penal e das ciências criminais compuseram parte da programação, que também contou com uma audiência pública sobre modelos prisionais e celebrações do 25º aniversário do IBCCRIM.

A galeria de fotos do evento está disponível para acesso e download gratuito. Uma ação especial também reuniu e ofereceu a impressão gratuita de fotos publicadas no aplicativo “Instagram” com a hashtag #Seminario23. Mais de 250 pessoas participaram da iniciativa e levaram suas fotos para casa!

Ainda está disponível a pesquisa de satisfação do 23º Seminário Internacional de Ciências Criminais. Todas as sugestões servirão para aprimorar as futuras edições do evento. 
Acesse as fotos do Seminário
 
Nova publicação científica do IBCCRIM, Jornal de Ciências Criminais é lançado em Seminário Internacional

Publicação eletrônica reunirá artigos científicos que componham análises dogmáticas e jurisprudenciais sobre temas atuais na área de criminologia

Uma nova publicação científica na área de criminologia está nascendo. Contemporâneo, digital, pautado por critérios rigorosos de seleção e publicação de artigos, o Jornal de Ciências Criminais (JCC) do IBCCRIM foi anunciado publicamente no dia 29 de agosto, durante o 23º Seminário Internacional do IBCCRIM.

A chamada de artigos para o JCC foi oficialmente aberta no pré-lançamento, que contou com a apresentação da Coordenadora-Chefe do projeto, Marina Pinhão Coelho de Araújo, e será feita em mecanismo de fluxo contínuo.

As normas para envio de artigos estão disponíveis no site www.jcc.org.br. A publicação terá periodicidade anual, distribuída em três edições, publicados quadrimestralmente.
Acesse o site do JCC
 
Com lançamento de livro e debate com integrantes de diversas gestões, IBCCRIM celebra 25 anos em Seminário Internacional de Ciências Criminais

Rodadas de debates com jornalistas Mônica Waldvogel e Bruno Paes Manso provocaram participantes sobre temas atuais da área criminal

Na esteira das comemorações dos 25 anos do Instituto, foi lançado na noite de 30 de agosto o livro “IBCCRIM 25 anos”, com artigos científicos que revisitam textos de destaque da Revista Brasileira de Ciências Criminais (RBCCRIM). Publicado em parceria com a Editora D’Plácido, o livro está à venda nas lojas e no site da editora. Acesse o sumário da publicação.

Para finalizar o evento, a jornalista Mônica Waldvogel conduziu um bate-papo com Mariângela Magalhães, Mauricio Zanoide de Moraes e Sergio Salomão Shecaira, que já foram presidentes do IBCCRIM. Na sequência, o Bruno Paes Manso, também jornalista e Coordenador Adjunto do Departamento de Comunicação do Instituto fez outra rodada de diálogos com os ex-presidentes Alberto Zacharias Toron, Andre Pires de Andrade Kehdi em conjunto com Luciana Zaffalon e Cristiano Maronna, Coordenadora-Geral e Presidente do Instituto, respectivamente.

Os debates trataram dos desafios das Ciências Criminais enfrentados de 1992 até a atualidade.

Também nessa noite, foi lançado um vídeo comemorativo sobre a atuação do IBCCRIM ao longo de seus 25 anos, trazendo entrevistas inéditas de ex-presidentes e de colaboradores e colaboradoras do Instituto.

Assista ao vídeo dos 25 anos do IBCCRIM
21192814_1781078935238150_3053444333608967497_n.png
O vídeo especial de 25 anos contou com entrevistas inéditas de ex-presidentes, fundadores e fundadoras do IBCCRIM
 
Em novo folheto institucional, IBCCRIM mostra seus primeiros resultados de 2017

Material institucional está disponível online e traz um retrato do que o Instituto realiza neste 25º ano de sua trajetória

No ano em que completa 25 anos, o IBCCRIM renovou seu material institucional. Além de destacar os benefícios da associação, como acesso à biblioteca e às publicações do Instituto e desconto em cursos e eventos, o folheto apresenta, já, os primeiros resultados do ano de 2017, organizando as atividades entre seus seis diferentes Núcleos: Administrativo-Financeiro, Atuação Política, Biblioteca, Comunicação, Educação e Publicações.

Acesse a versão online
 
 
Em comemoração aos 25 anos do IBCCRIM, Boletim lança edição especial

Edição de setembro, já disponível para associados e associadas, traz dez artigos que resgatam a importância do Instituto nos dias de hoje e relembram o momento de criação do IBCCRIM. O editorial, intitulado 25 anos de IBCCRIM: os tempos mudam, mas os ideais permanecem firmes, reafirma o compromisso do Instituto com a garantia dos direitos humanos e fundamentais e faz um balanço da atuação do IBCCRIM nos últimos anos. 

Os textos são assinados por fundadores e fundadoras do Instituto, além de ex-presidentes e membros das gestões do IBCCRIM ao longo de seus 25 anos, como Alberto Zacharias Toron, Andre Pires de Andrade Kehdi, Cristiano Avila Maronna, Ivan Martins Motta,  Luiz Flávio Gomes, Mariângela Gama de Magalhães Gomes, Marta Saad, Paula Bajer Fernandes Martins da Costa, Roberto Podval e Sérgio Salomão Shecaira.
Acesse o Boletim Especial
 
Coordenações regionais e estaduais do IBCCRIM se reúnem no Seminário Internacional de Ciências Criminais

Em reunião anual, representantes do Instituto trouxeram propostas para a nova política de associação e relataram as atividades do IBCCRIM em seus estados e regiões

Nas tardes de 30 e 31 de agosto, durante o Seminário Internacional, representantes de 11 estados e regiões brasileiras estiveram presentes no encontro anual das coordenações estaduais e regionais do IBCCRIM.

A reunião contou com representantes do Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Dentre os pontos destacados por coordenadoras e coordenadores estavam melhorias para o sistema de cobranças das associações, além de propostas para aprimorar a relação com os associados e associadas do Instituto, e novas parcerias para lançar em novas regiões do país as 16 propostas legislativas contra o encarceramento em massa. A segunda reunião tratou especificamente do Laboratório de Ciências Criminais, hoje replicado em 20 diferentes cidades do país para estudantes de graduação.
 
2.png
IBCCRIM é aceito como amicus curiae em ações no STF

Processos dispõem sobre situação prisional (ADPF 347) e aviso prévio para realização de manifestações (RE 806.339)

O IBCCRIM foi habilitado para atuar como amicus curiae em dois novos processos no Supremo Tribunal Federal: a Ação de Descumprimento do Preceito Fundamental nº 347 (ADPF 347), que trata sobre o “estado inconstitucional de coisas” nos presídios brasileiros, e o Recurso Extraordinário nº 806.339, que discute a necessidade de avisar com antecedência a realização de manifestações em vias públicas.

 
Revista Liberdades altera sistemática e regras de publicações

Acompanhando a tendência de todas as publicações do IBCCRIM,  a revista digital Liberdades alterou suas regras de publicação, aprovadas em reunião de Diretoria. As novas regras dizem respeito, principalmente, à adoção dos critérios exigidos para o ranking da CAPES/QUalis, que avalia as publicações científicas em nível nacional.  
Acesse a página de normas da Revista Liberdades
 
Monografia vencedora do 21º Concurso já está disponível na Biblioteca e no site do IBCCRIM

Antropóloga Paula Carvalho Peixoto, de Brasília, concedeu entrevista ao IBCCRIM ao final da premiação

O tradicional Concurso de Monografias do IBCCRIM chegou à sua 21ª edição em 2017. A premiação aconteceu durante o 23º Seminário Internacional de Ciências Criminais, em São Paulo, e contou com a presença das autoras e autor vencedores:

1º lugar: Vítimas Encarceradas: - histórias de vida marcadas pela violência doméstica e pela criminalidade feminina (Paula Carvalho Peixoto, de Brasília/DF)

2º lugar: O Direito Produto da Notícia: a morte estampada nos jornais (Luana Magalhães de Araújo Cunha, de Belo Horizonte/MG)

3º lugar: O problema carcerário é o Judiciário: juízes/as são agentes de segurança pública? Reflexões sobre (in)coerência e alteridade (Fernando Oliveira Samuel, de Formosa/GO)

A publicação vencedora já foi impressa e autografada durante o Seminário e já está disponível para associados e associadas do Instituto na Biblioteca IBCCRIM.  
Assista à entrevista com a vencedora
2 de outubro

Início do curso Temas Atuais do Direito Penal Econômico
Inscrições abertas
25 de setembro, 18h 
São Paulo (SP) 

Lançamento do livro Prisão e medidas cautelares diversas: a individualização da medida cautelar no processo penal
Livraria Saraiva | Shopping Pátio Higienópolis
Saiba mais

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog